Energia solar fotovoltaica – conheça as vantagens dos sistemas On Grid e Off Grid para obtenção de energia limpa e barata
O aumento das queimadas, das tragédias climáticas e a extinção de espécies são alguns dos problemas mais graves causados pelo uso indiscriminado dos recursos naturais não renováveis e das fontes de energia poluidoras, como a Termoelétrica. Por isso, a procura por soluções limpas e sustentáveis, como a energia solar, está em forte crescimento.
Além de ser uma energia limpa e disponível para todos, a energia solar também é responsável por uma grande economia financeira. Ou seja, essa fonte de energia é a melhor opção para que cada um faça a sua parte para a preservação dos nossos recursos naturais.
Tanto as pequenas residências quanto as grandes propriedades rurais podem se beneficiar com a produção da sua própria energia sustentável, sem depender da disponibilidade da rede elétrica e sem se preocupar com os altos custos da conta de luz.
Confira os dois tipos de sistemas de energia solar e escolha aquele mais adequado às suas necessidades:
- Sistema On Grid:
O sistema de energia solar do tipo On Grid é ligado à rede elétrica. Por isso, a energia elétrica excedente é enviada para a rede de distribuição, gerando um desconto na conta de luz.
Caso a energia solar gerada não seja suficiente para o consumo da propriedade, o consumidor não ficará sem luz porque a rede fornecerá a energia elétrica necessária.
- Sistema Off Grid
Os sistemas Off Grid são ideais para propriedades rurais que não possuem instalação elétrica. Esse tipo de geração de energia através dos raios solares serve para abastecer diretamente os equipamentos que precisam de energia elétrica para funcionar.
A energia solar é armazenada em baterias, o que garante o abastecimento em períodos em que não houver captação de energia por falta de luz solar.
Reduza sua conta de energia com a eletricidade solar e invista em um futuro melhor.
Faça o Sol trabalhar para você, economize na conta de luz e ajude o meio ambiente!
Benefícios da energia
SOLAR FOTOVOLTAICA
- Economia, Investimento e Proteção
Trata-se de um investimento, já que você terá economia na conta imediatamente. A expectativa de vida do sistema é longa e o custo de manutenção é muito baixo. Você vai pagar só a tarifa mínima e ficar livre da inflação pro resto da vida.
- Sustentabilidade
Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede não produzem impacto ambiental pois o seu combustível é a luz do sol. Não emitem gases ou ruídos e geralmente aproveitam espaços antes subutilizados, como os telhados. A energia é produzida no local em que é consumida, então as perdas por transmissão são minimizadas.
- Confiabilidade
Diversos países - desenvolvidos e em desenvolvimento - estão investindo alto em energias renováveis para reduzir suas emissões de carbono. A fotovoltaica é uma das preferidas, por sua facilidade de instalação, durabilidade e previsibilidade da geração.
- Durabilidade
As placas são desenvolvidas para enfrentar as intempéries por anos a fio e, por isso, são muito resistentes. Elas possuem garantia de geração de 25 anos, mas devem durar muito mais do que isso. Usinas montadas na Alemanha no começo dos anos 80 ainda estão em funcionamento!
- Valorização do imóvel, marca ou produto
O marketing verde é um dos maiores benefícios da eletricidade solar. Devido às políticas ambientais estamos cada vez mais exigentes ao consumir nossos produtos e serviços. Ter energia solar fotovoltaica, além de valorizar o seu imóvel, também agregar valor a sua imagem.
- Monitoramento
Os inversores permitem que você acompanhe em tempo real a geração de eletricidade, com um aplicativo simples e didático, seja de seu Smartphone ou computador.
TIRE SUAS DÚVIDAS
A distribuidora de energia permitirá esta ligação?
Sim. A tecnologia fotovoltaica desembarcou no Brasil com Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, que obriga a distribuidora a aceitar que todo consumidor possa também produzir eletricidade a partir de fontes renováveis. Todo o processo junto à distribuidora é feito pela empresa parceira especializada.
Onde posso instalar eletricidade solar?
No telhado do seu imóvel ou em qualquer lugar que tenha uma conta de energia no seu CPF ou CNPJ. E desde 2016, há três novas modalidades. Na geração remota, o sistema pode ser instalado em um local distante do ponto de consumo da energia. A geração por múltiplas unidades consumidores foi pensada para atender condomínios e edifícios que querem instalar um gerador e abater em contas diferentes. Por fim, a cooperativa e o consórcio permitem que diversas pessoas se unam para construir uma usina para todos.
Quanto custa?
O valor do investimento depende de cada caso, mas no geral o período de retorno é de 3 a 6 anos e a taxa de retorno é maior que a do Tesouro Nacional e da Poupança.
Os equipamentos são de qualidade?
Realizamos a importação direta dos equipamentos, e fazemos auditoria de qualidade externa e independente, por isso sabemos tudo o que acontece com os produtos desde a fabricação até chegar ao nosso estoque.
Posso vender energia para a distribuidora?
Não. O Brasil adotou o sistema de compensação: você gera energia durante o dia e o que não foi consumido na hora é "emprestado" para a rede e e compensa a energia que você consome durante a noite. No final do mês você paga apenas a diferença entre o que consumiu e o que emprestou. Se a geração for maior, você fica com créditos para usar nos meses seguintes ou em outras unidades consumidoras.
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe, teremos prazer em atendê-lo.
Digite a senha para acessar!