A gestão correta e profissional da energia elétrica não é mais um diferencial competitivo no Brasil e, principalmente na área rural já, se tornou uma necessidade. De 1995 a 2017, de acordo com estudo do Instituto Ilumina, a tarifa média de energia no país aumentou 50% mais do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O resultado é claro: o Brasil tem hoje um dos megawatts/ hora mais caros do mundo – por volta de 243 dólares.
O alto custo da energia é um grande motivador que faz com que o brasileiro procure por soluções para reduzir sua conta de luz, dentre elas a energia solar fotovoltaica. A tecnologia transforma a radiação solar em energia elétrica, pode ser instalada na cidade , no campo, como coberturas, em solo, para uso residencial, comercial e industrial. Para o produtor rural, que geralmente têm alto consumo de energia, a instalação destes sistemas permite uma enorme redução de custos de produção.
O investimento na instalação de um gerador fotovoltaico é apenas o primeiro passo. Ainda que o produtor rural conte com energia solar, ele continua usando a energia elétrica das concessionárias. Por isso uma análise detalhada e um bom serviço de consultoria, por parte da empresa contratada, é de suma importância para averiguar como é feita a contratação de energia, se está pagando excedentes ou se existe excessos reativos. Assim, além de economizar na conta com o sistema fotovoltaico ele também reduz os custos com energia.
É possível reduzir em torno de 90% os gastos com energia elétrica. Com os constantes aumentos na tarifa o tempo de retorno do investimento fica cada vez menor, que hoje gira em torno dos 3 a 6 anos.
Utilizando a energia solar fotovoltaica o produtor rural tem outros ganhos além da economia em energia. As certificações ambientais e o marketing verde crescem em importância. Empresas e consumidores procuram fazer negócios com quem tenha como política da empresa o cuidado com o meio ambiente. Um exemplo é a reconhecida internacionalmente ISO 14001, que exige que as empresas, inclusive as propriedades rurais, se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas que diminuam seus impactos ambientais; e claro que uma gestão correta de consumo energético é um grande passo para este processo.
Outro ponto que facilita a implantação de um sistema de geração solar em propriedades rurais são as linhas de créditos exclusivas para produtores. Nós mostramos anteriormente em um de nossos artigos, financiamento para energia solar, alguns exemplos, dentre eles o FCO Rural, disponibilizado pelo Banco do Brasil.
Os altos custos da demanda de energia para a produção rural, aliada com marketing verde e as facilidades de se adquirir um sistema fotovoltaico através de linhas de créditos, são motivos mais que suficientes para reduzir os custos gerando sua própria energia. Mas lembre-se: a experiência e acompanhamento da empresa contratada para executar tal serviço é de extrema importância. Entre em contato e faça seu orçamento:
Fonte: https://brsenergia.com.br/blog/63/Energia+solar+no+campo+%C3%A9+necess%C3%A1rio
Digite a senha para acessar!